Topo

Chinesa Didi recruta motoristas no México e disputa mercado com Uber

06/04/2018 17h04

Por Julia Love e Heather Somerville

CIDADE DO MÉXICO / SÃO FRANCISCO (Reuters) - A empresa chinesa de serviço de compartilhamento de viagens Didi Chuxing anunciou sua chegada ao México, abrindo caminho para um confronto com o rival Uber no transporte de passageiros.

Um porta-voz da Didi Chuxing disse à Reuters que a empresa atuará primeiro em Toluca, a cerca de 60 quilômetros da capital do país. A empresa tem um centro de operações no moderno bairro de Juarez, na Cidade do México.

A Didi se fixou em Toluca porque é um "centro comercial regional e cultural robusto", disse o porta-voz, sob condição de anonimato. Sua prioridade será aprender com as comunidades locais sobre as necessidades de transporte, disse o porta-voz.

O aplicativo estará ativo no fim do mês, segundo uma fonte familiarizada com os planos.

O porta-voz da Didi se recusou a comentar sobre prazos. O site da Didi no México diz que a empresa começará a operar "muito em breve", sem fornecer uma data.

Enquanto isso, a Didi trabalha para recrutar rapidamente motoristas com a promessa de ganhos maiores do que os oferecidos por concorrentes. O novo site diz que a empresa não cobrará tarifas até 17 de junho e está oferecendo bônus para motoristas que recrutam outros motoristas e passageiros, tática comum de empresas que disputam a conquista do mercado.

Após meados de junho, a Didi planeja cobrar 20 por cento das tarifas, número abaixo da comissão de 25 por cento cobrada pelo Uber.

(Por Julia Love e Heather Somerville)