Topo

Facebook bane grupo de extrema direita Britain First por incitar ódio

14/03/2018 14h58

Por Sarah Young

LONDRES (Reuters) - O Facebook informou nesta quarta-feira que baniu o Britain First de sua plataforma por quebrar regras contrárias a promoção do ódio, excluindo assim o grupo de extrema direita que ficou conhecido globalmente após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retuitar postagens do grupo anti-islâmicos no Twitter.

A decisão do Facebook de tirar do ar a página do Britain First de sua rede, assim como a de seus líderes Paul Golding e Jayda Fransen, foi tomada por repetidamente violarem regras criadas para barrar o incitamento ao ódio contra minorias.

Um partido marginal, o British First ganhou notoriedade em novembro, quando Trump criou indignação no Reino Unido e foi fortemente censurado pela primeira-ministra, Theresa May, por retuitar vídeos anti-islã do grupo britânico de extrema-direta.

A retirada das páginas do Britain First acontece no momento em que Facebook e outras empresas de internet como Twitter e Google passam por crescente pressão para policiar suas redes, arbitrando conteúdo para evitar que grupos extremistas espalhem suas mensagens e recrutem online.

May juntou forças com líderes da França e da Itália para pedir que as mídias sociais retirem conteúdos extremistas. Ela disse na quarta-feira ter recebido bem o anúncio do Facebook.

"Eu espero que outras empresas sigam", disse a parlamentares britânicos.

O Facebook disse ser cauteloso para não retirar posts ou páginas apenas por serem controversos e algumas pessoas não gostarem deles, mas disse que o Britain First foi além e quebrou suas regras contra ódio com seus posts anti-islã.

"Nós não fazemos isso facilmente, mas eles repetidamente postaram conteúdo designado a incitar animosidade e ódio contra grupos de minorias, o que desqualifica as páginas de nosso serviço", disse o Facebook em uma postagem.