Topo

Telecom Italia interrompe negociações com sindicatos sobre demissões

13/03/2018 17h12

ROMA (Reuters) - A Telecom Italia interrompeu as negociações com sindicatos em relação a redundâncias e se prepara para implementar esquemas de dispensa temporária nas próximas semanas, disseram dois representantes de trabalhadores nesta terça-feira.

A companhia, que emprega quase 60 mil pessoas nas operações na Itália, está considerando cortar até 6.500 postos de trabalho no seu país de origem por meio de incentivo à eliminação de redundância e aposentadoria antecipada.

A Telecom Italia disse que vai abrir de forma unilateral o procedimento para demissões temporárias apoiadas pelo governo se os sindicatos não mudarem seu veto ao plano de reorganização, disseram dois sindicalistas.

"Nós temos dito à empresa que nós não vamos chegar a um acordo sobre demissões se a estrutura acionária não estiver clara... e sem um governo no lugar", disse Giorgio Serao, do sindicato Fistel-Cisl, referindo-se ao fundo ativista Elliott assumindo uma fatia na TIM e ao fato de uma eleição nacional na semana passada levar a um parlamento dividido.

Serao acrescentou que os grupos trabalhistas pediram para esperar pelo menos pela próxima reunião de acionistas, marcada para 24 de abril.

(Por Alberto Sisto)