Ranking de reputação: Apple e Google despencam, Tesla sobe e Amazon lidera
As marcas corporativas da Apple e do Google tiveram queda em uma pesquisa anual, enquanto a Amazon.com manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo e a montadora de carros elétricos Tesla disparou depois de mandar um de seus modelos para o espaço.
A marca s Apple, fabricante do iPhone, caiu para 29ª posição ante 5ª colocação na pesquisa que apura ranking de marcas corporativas "mais visíveis" nos EUA.
Em 2016, a Apple estava na 2ª posição. A pesquisa, realizada desde 1999 pela Harris Poll Reputation Quotient, também apontou que o Google caiu da 8ª posição para a 28ª.
John Gerzema, presidente-executivo da Harris Poll, afirmou que o motivo provável da Apple e Google caírem foi não terem lançado produtos tão atraentes quanto os lançados em anos anteriores, como aconteceu quanto o Google lançou ofertas gratuitas do Google Docs e Google Maps e o então presidente da Apple Steve Jobs lançou o iPod, iPhone e iPad.
"Google e Apple, neste momento, estão em uma espécie de vale", disse Gerzema. "Ainda não temos carros autônomos ainda. Não estamos vendo todas as coisas em inteligência artificial que vão fazer."
Enquanto isso, a Amazon.com manteve o primeiro lugar, que manteve durante cinco anos, com exceção de 2015, quando caiu para a segunda colocação. Gerzema atribuiu o ranking da Amazon à sua crescente expansão na vida dos consumidores em áreas como mantimentos através da aquisição da rede de supermercados Whole Foods.
A Tesla subiu da 9ª posição para a terceira depois que mandou o modelo Roadster a bordo do foguete espacial da SpaceX, apesar de problemas na entrega no prazo de automóveis, disse Gerzema.
"Esta atitude 'de coisa certa' está conseguindo capturar a imaginação do público quando todas as notícias são incrivelmente negativas. Eles estão preenchendo um vazio de otimismo", disse Gerzema sobre a Tesla.
Por sua vez, a reputação do Facebook melhorou na edição deste ano do levantamento, apesar da empresa ser alvo de questionamentos de congressistas norte-americanos sobre o papel das mídias sociais nos esforços da Rússia para influenciar as eleições dos Estados Unidos de 2016. O Facebook aparece na relação na 51ª posição, melhor colocação desde 2014 quando apareceu no 38º lugar.
Veja a seguir a lista das 10 principais marcas da pesquisa:
- Amazon.com
- Wegmans Food Markets
- Tesla Motors
- Chick-fil-A
- The Walt Disney
- HEB Grocery Company
- United Parcel Service
- Publix Super Markets
- Patagonia
- Aldi
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.