Topo

Google leva wifi gratuito para México em aposta inicial de serviço na América Latina

13/03/2018 20h05

Por Julia Love

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O Google disse nesta terça-feira que lançará uma rede de pontos de acesso de wifi gratuitos no México, parte de estratégia da companhia para melhorar a conectividade nos mercados emergentes e colocar seus produtos nas mãos de mais usuários.

A Google Station, uma rede de pontos de acesso de wifi em locais de alto tráfego que é patrocinada por anúncios, foi lançada no México com 56 pontos e outros planejados, informou a empresa.

O México será o terceiro mercado da Google Station, depois da Índia e Indonésia, e o primeiro da América Latina.

O México fez grandes avanços na conectividade desde uma reforma do setor de telecomunicações entre 2013 e 2014 destinada a diminuir o controle da América Móvil, do bilionário Carlos Slim, sobre o mercado.

De 2013 a 2016, o número de pessoas que acessam a internet no México aumentou em 20 milhões, de acordo com um relatório de 2017 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Ainda assim, o país está atrasado em relação a outras nações da OCDE em termos de acesso à internet, segundo o relatório.

"Nós estamos descobrindo que pontos públicos de wifi continuam sendo um jeito importante de se conectar", disse Anjali Joshi, uma vice-presidente de gestão de produtos do Google, a jornalistas.

Ela acrescentou que o Google vê o México como um bom ponto de entrada para o produto na América Latina. A SitWifi, com sede no México, forneceu equipamentos para os pontos de acesso.

A Google Station agora conta com cerca de 8 milhões de usuários por mês na Índia, onde o programa começou em 2016.

(Por Julia Love)