Topo

Não agradou: Facebook desiste de teste que dividiu feed em dois

Reprodução
Imagem: Reprodução

02/03/2018 09h26

O Facebook pôs fim, na quinta-feira, a um teste que dividiu seu Feed de Notícias em dois, uma ideia que afetou a maneira como pessoas consumem notícias nos seis países onde o teste ocorreu e destacou a preocupação com o poder da rede social.

O teste criou duas listas de publicações, uma focada em fotos e atualizações de amigos e familiares e outra chamada de "Explore Feed". O segundo feed era dedicado a material de páginas do Facebook que o usuário curtiu, como veículos de comunicação ou equipes esportivas.

A rede social decidiu encerrar o teste e manter o feed único porque as pessoas disseram à empresa em pesquisas que não gostaram da mudança, disse Adam Mosseri, chefe do Feed de Noticias do Facebook, em comunicado.

"As pessoas nos disseram que estavam menos satisfeitas com as publicações que estavam vendo e que ter dois feeds separados na verdade não os ajudava a se conectar mais com amigos e familiares", disse Mosseri.

O teste começou em outubro e aconteceu na Bolívia, Camboja, Guatemala, Sérvia, Eslováquia e Sri Lanka e rapidamente afetou o tráfego para sites de meios de comunicação menores.

Mosseri disse que a empresa também "recebeu feedback de que tornamos mais difícil para as pessoas acessarem informações importantes, e que não comunicamos o teste com clareza".

Ele disse que o Facebook irá, em resposta, revisar a forma como testa mudanças, embora não tenha dito como.

"Espero que o Facebook tenha mais interesse no que está acontecendo dentro dos países de teste", disse o jornalista eslovaco Filip Struhárik, que já havia criticado o experimento, no Twitter, na quinta-feira.

Struhárik disse que os sites de notícias estão mais fortes agora por não dependerem do Facebook para receberem visitas, e acredita que o tráfego vindo do Facebook diminuirá ainda mais no longo prazo por causa de outras mudanças no Feed de Notícias que tiram ênfase da mídia em geral.

No Camboja, veículos de mídia saudaram a notícia de que o Facebook encerrou o teste.