Topo

Altice abandona esforços para estabelecer sua própria tecnologia de fibra óptica na França

13/12/2017 13h16

PARIS (Reuters) - A empresa de telecomunicações e cabo Altice deixou sua tentativa de lançar sua própria e custosa tecnologia de fibra óptica de banda larga em toda a França até 2025, disse um executivo, para ajudar a reduzir os custos de investimento em resposta ao mergulho de seu preço de ação.

O grupo controlado pelo magnata franco-israelense Patrick Drahi está lutando para recuperar a confiança dos investidores depois de não ter estancado as quedas em vendas e assinantes na França, seu principal mercado.

As ações da Altice caíram 41 por cento, desde que informou em seus últimos resultados trimestrais, em novembro, mostrando que seu negócio francês havia perdido clientes de banda larga e a dívida atingiu 49,6 bilhões de euros, levando a demissão do presidente-executivo do grupo.

"Com Patrick Drahi... recentemente decidimos buscar um modelo mais tradicional... e uma colaboração com as autoridades locais", afirmou Alain Weill, chefe na SFR Group, unidade francesa da Altice, a legisladores franceses.

O executivo disse que as autoridades locais não apoiaram o plano da empresa de colocar sua própria tecnologia de fibra óptica.

O projeto significava que a empresa estava efetivamente se afastando do plano inicial do governo que incluiu de 13 bilhões a 14 bilhões de euros de investimentos das autoridades estaduais e locais para cobrir áreas rurais.

(Por Mathieu Rosemain e Gwenaelle Barzic)