Topo

Amazon acelera esforços em corrida por liderança em inteligência artificial

01/12/2017 14h44

Por Salvador Rodriguez

LAS VEGAS (Reuters) - A Amazon.com anunciou esta semana uma enxurrada de novos recursos de aprendizagem de máquina para seus negócios de computação em nuvem, Amazon Web Services (AWS), elevando o desafio para as maiores empresas de tecnologia do Vale do Silício que disputam a liderança em inteligência artificial.

As novas ofertas permitirão que clientes da AWS desenvolvam e "treinem" rapidamente seus próprios algoritmos de inteligência artificial, criem aplicativos de software capazes de traduzir a linguagem, analisem vídeos e busquem por palavras-chaves ou tendências em texto.

A inteligência artificial (IA) se refere a máquinas que executam tarefas normalmente associadas à inteligência humana. A aprendizagem de máquina é um subconjunto de IA em que sofisticados algoritmos de computador são desenvolvidos para reconhecer padrões em grandes volumes de dados para resolver problemas por conta própria.

Por exemplo, com dois dos novos recursos da AWS, uma empresa pode transcrever rapidamente as chamadas telefônicas do cliente e depois analisar o texto para entender o sentimento do cliente.

Apple, Facebook, Amazon e outras empresas de alta tecnologia já estão desenvolvendo e usando a inteligência artificial para seus próprios produtos, mas as novas ofertas da AWS poderiam tornar mais fácil e acessível a implementação de IA para startups e empresas menos experientes em tecnologia.

Os anúncios de produtos, feitos na conferência anual da AWS em Las Vegas, encerram um ano em que a Amazon lançou 1.300 novos recursos da AWS, ante pouco mais de 1 mil em 2016.

Apesar de ser a pioneira e a jogadora dominante no mercado de computação em nuvem, a AWS tenta alcançar suas principais rivais, Microsoft e Alphabet, quando se trata de novas ofertas de inteligência artificial, várias das quais não estarão disponíveis até algum momento de 2018.

(Por Salvador Rodriguez)