Topo

Chinesas CDH e SenseTime levantam US$450 mil para inteligência artificial, dizem fontes

31/10/2017 13h14

HONG KONG (Reuters) - As chinesa CDH Investments e a startup SenseTime Group baseada em Hong Kong estão levantando cerca de 3 bilhões de iuanes (453 milhões de dólares) para investir em empresas que trabalham com tecnologia de inteligência artificial (IA), disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

O plano das empresas para o fundo, que, de acordo com as fontes, será usado principalmente para investir em startups em fase de crescimento em todo o mundo, vem em meio ao movimento de Pequim para ser líder na tecnologia que se torna cada vez mais fundamental para vários setores.

Uma vez restrita a pesquisadores, a inteligência artificial tem atraído a atenção de empresas de saúde a serviços financeiros, que procuram usar algoritmos para analisar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e resolver problemas. A tecnologia está fadada a se espalhar para carros autônomos e robôs de serviço no futuro.

A empresa de investimentos com sede em Pequim CDH e a SenseTime, que fornece aplicativos baseados na tecnologia de reconhecimento facial, análise de vídeo e direção autônoma, vão atuar como co-gerentes do fundo, disse uma das fontes.

Não ficou claro quando a angariação de fundos seria encerrada ou quem seriam os potenciais investidores. A CDH e a SenseTime não comentaram o assunto.

Em julho, a SenseTime levantou 410 milhões de dólares, liderada pela CDH e o fundo estatal Sailing Capital, em um acordo que marcou uma das maiores rodadas de investimentos de uma empresa de inteligência artificial e avaliou a SenseTime em mais de 1,5 bilhão de dólares.

Em outubro passado, a Chinese Academy of Sciences e a empresa de investimentos Hillhouse Capital Group lançaram um dos primeiros fundos focados em IA do país, com um objetivo inicial de angariar 1 bilhão de iuanes (150 milhões de dólares) em recursos.

(Por Julie Zhu)