Topo

Twitter se aproxima de trimestre rentável ao reduzir gastos

26/10/2017 12h19

Por David Ingram e Pushkala A

(Reuters) - O Twitter disse nesta quinta-feira que poderia atingir seu primeiro lucro no quarto trimestre, depois de fazer cortes de gastos nos últimos meses e encontrar fontes de receita além da publicidade que domina as mídias sociais.

A empresa nunca teve um trimestre rentável com base nos princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP, na sigla em inglês), mas disse nesta quinta-feira que provavelmente terá "GAAP reatável" no quarto trimestre, se atingir fechar o período na máxima de suas próprias estimativas.

A rede social registrou receita de 590 milhões de dólares no terceiro trimestre, que de 4 por cento ante 616 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. A empresa atribuiu grande parte da redução a uma decisão previamente anunciada de liquidar seu produto de publicidade TellApart.

Os analistas, em média, esperavam receita de 587 milhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

O Twitter também divulgou em seu relatório trimestral que descobriu um erro na forma como calculou o tamanho de sua base de usuários desde 2014 e revisou as estimativas para baixo, mas informou que a diferença foi inferior a 1 por cento.

A empresa disse que tinha 330 milhões de usuários ativos mensais no trimestre encerrado em 30 de setembro, um aumento de 4 milhões em relação ao trimestre anterior, impulsionado pelo maior uso de notificações por email e ferramentas que encaminham as pessoas para as publicações que querem ler.

Nos Estados Unidos, onde o crescimento se estagnou no início deste ano, o número de usuários subiu de 68 para 69 milhões, disse a empresa.

Os analistas, em média, esperavam 330,4 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo e 69 milhões nos Estados Unidos, de acordo com a empresa de análise financeira FactSet.

O prejuízo líquido do Twitter diminuiu para 21 milhões de dólares, ou 0,03 dólar por ação, em comparação com os 103 milhões de dólares, ou 0,15 dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.

No resultado ajustado a empresa teve lucro de 0,10 dólar por ação. Os analistas, em média, esperavam um lucro de 0,06 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

"É ótimo que eles estejam controlando despesas e gerando crescimento de Ebitda, mas os investidores querem ver um crescimento mais rápido de usuários ativos mensais e algum crescimento de receita", disse Michael Pachter, diretor-gerente da Wedbush Securities.