Topo

Resultado da Nokia é afetado por menor demanda por equipamentos de rede

26/10/2017 11h46

HELSINKI/LONDRES (Reuters) - A Nokia registrou uma queda acentuada nos ganhos trimestrais de seu negócio de redes de telecomunicações, alertando que o mercado se tornou mais desafiador devido à forte concorrência na China e à consolidação entre operadoras de Internet sem fio.

As ações da empresa finlandesa chegaram a cair mais de 17 por cento após a empresa prever que o mercado, onde ele concorre com o Huawei da China e o Ericsson da Suécia, vai cair pelo terceiro ano consecutivo em 2018.

A indústria de equipamentos de redes de telecomunicações está enfrentando o período mais difícil de um ciclo de uma década, à medida que caiu a demanda por equipamentos de rede 4G e mais antigos 2G e 3G, enquanto a demanda para redes da nova geração 5G ainda está a alguns anos de distância.

As vendas de redes da Nokia caíram 9 por cento no terceiro trimestre para 4,8 bilhões de euros (5,7 bilhões de reais), enquanto o lucro operacional do negócio caiu 23 por cento para 334 milhões de euros. Analistas ouvidos em pesquisa Reuters previam em média vendas de 5 bilhões de euros e lucro de 432 milhões de euros.

O presidente-executivo, Rajeev Suri, disse que a consolidação entre os operadores sem fio e menos atualizações tecnológicas estavam atingindo a demanda, enquanto a concorrência na China se acirrou.

"O posicionamento antecipado para 5G está bem encaminhado naquele país e o custo de ganhar ou mesmo manter presença é significativo ... Queremos garantir uma presença de longo prazo correta, mas não a qualquer custo", disse Suri em teleconferência.

(Por Jussi Rosendahl e Tuomas Forsell)