Topo

Problemas com assentos pressionam estratégia de produção da Tesla

26/10/2017 13h45

SAN FRANCISCO (Reuters) - Elon Musk estava irritado. A fabricação dos assentos do novo Model X, utilitário esportivo da Tesla, foi uma confusão. Um fornecedor estava tendo problemas para executar o design complicado, estimulando a frustração.

A montadora norte-americana nunca conseguiria produzir em massa o próximo Model 3, que pretende popularizar a Tesla, se não tiver algo tão fundamental como um assento?

Musk tomou uma decisão: a Tesla faria os próprios assentos.

O exigente presidente-executivo da montadora prometeu há alguns anos abalar a indústria automotiva com sua linha de veículos elétricos e uma fábrica futurista. Mas os especialistas da indústria dizem que a insistência de Musk em realizar grande parte do trabalho internamente é uma das razões pelas quais a Tesla não se aproxima de seu objetivo de produzir 500 mil veículos anualmente a partir de 2018, a maioria deles Model 3.

A montadora revelou este mês que montou apenas 260 veículos entre julho e setembro, distante da meta de 1.500 Models 3 para o terceiro trimestre. Em declaração, a Tesla culpou os obstáculos de fabricação, sem dar mais detalhes, mas assegurou aos investidores que "não há problemas fundamentais com a produção de Model 3 ou com a cadeia de fornecimento".

A analista Maryann Keller, que vem acompanhando a indústria automotiva desde a década de 1970, disse que essa não é a competência central de uma montadora. "Por que você gostaria de fazer isso?"

A Tesla recusou pedidos da Reuters para discutir os esforços de produção de assentos. Espera-se que a empresa revele mais sobre seus problemas de produção em 1 de novembro, quando anuncia resultados do terceiro trimestre. Não há indicação de que os "obstáculos" mencionados estejam associados à produção de assentos.

A Tesla ainda não se tornou lucrativa, mas os investidores estão apostando em seu futuro. A empresa é a segunda montadora mais valiosa dos EUA, atrás apenas da General Motors.

(Por Alexandria Sage)