Topo

Alphabet vai testar carros autônomos no inverno de Michigan

26/10/2017 13h34

WASHINGTON (Reuters) - A Waymo, unidade de carros autônomos da Alphabet, está expandindo testes de inverno, à medida que trabalha para enfrentar um potencial ponto cego para veículos autônomos: condições de neve e gelo.

A empresa disse nesta quinta-feira que Michigan é o sexto Estado em que o projeto testará veículos autônomos. A Waymo escolheu a região para ver como os veículos responderão na neve, gelo e granizo.

A companhia vem testando os veículos no Texas, Arizona, Nevada, Califórnia e no Estado de Washington, e inicia os estudos no Michigan na próxima semana em uma via pública com um motorista de segurança, para atuar se necessário.

"Para os motoristas humanos, a mistura de condições de inverno afeta a visibilidade e a maneira como o veículo lida com a estrada. O mesmo é verdade para veículos autônomos", disse o presidente-executivo da Waymo, John Krafcik. "Nosso objetivo final é que nossos carros autônomos operem de forma segura e sem problemas em todos os tipos de ambientes".

A empresa abriu um centro de desenvolvimento em Novi, Michigan, em maio de 2016, em parceria com a Fiat Chrysler para integrar a tecnologia de direção autônoma da Waymo nas minivans Chrysler Pacifica Hybrid.

A Waymo tem mapeado a região metropolitana de Detroit e quer avaliar como seus sensores funcionam em condições úmidas e frias. Um obstáculo é que o software de mapeamento de carro autônomo pode ter dificuldades no inverno.

(Por David Shepardson)