Topo

Vendas da TomTom caem por menor demanda para dispositivos de navegação portáteis

20/10/2017 15h40

(Reuters) - A empresa holandesa de navegação por satélite e de mapeamento digital TomTom divulgou uma queda maior do que o esperado na receita do terceiro trimestre nesta sexta-feira, uma vez que o crescimento em seus negócios de serviços automotivos não conseguiu compensar a fraqueza em sua divisão de produtos de consumo.

A empresa está apostando em serviços, como a venda de mapas e software para montadoras, sistemas de gerenciamento de frotas e tecnologia para veículos autônomos, já que a popularidade dos dispositivos de navegação portáteis continua a diminuir.

A receita da empresa no terceiro trimestre caiu 9 por cento para 218 milhões de euros, abaixo da média de 225 milhões de euros esperada por analistas.

A TomTom também registrou prejuízo de 5,3 milhões de euros no trimestre, atingida por custos não recorrentes oriundos de reestruturação de 15,4 milhões de euros, relacionados à divisão de bens de consumo esportivos, que inclui relógios para corrida e golfe.

Após a reorganização da Consumer Sports a empresa também baixou a previsão de receita para o ano de cerca de 925 milhões de euros para cerca de 900 milhões de euros.

(Por Michal Aleksandrowicz)