Ações da IBM disparam após resultado trimestral, mas analistas mantêm cautela
(Reuters) - As ações da IBM subiam cerca de 9 por cento nesta quarta-feira, depois que a primeira grande empresa de computação do mundo superou as expectativas de receita para o terceiro trimestre e apresentou uma perspectiva que sugeriu estar de volta à rota de crescimento após seis anos de retração.
Não houve sinal inicial de mudanças nas principais recomendações de negociação de corretagem ou preço-alvo para a International Business Machines e a maioria evitou chamar o movimento de reviravolta completa da empresa.
Mas os resultados levaram a um salto nas ações da empresa, que estão sendo negociadas a cerca 160 dólares, com a maior alta diária desde 2009, em contraste com o declínio acumulado no ano de 12 por cento até a sessão passada.
Embora a IBM tenha lutado mais do que seus pares, como a Oracle e a Microsoft, para ajustar sua abordagem a um mercado em mudança, o desempenho trimestral do seu negócio de software foi notável dada a presença nos principais mercados de software, escreveu em nota o analista John DiFucci da Jefferies.
A receita da IBM caiu durante 22 trimestres seguidos, uma vez que a fraca demanda de clientes manteve estagnado seus negócios legados de hardware e software.
Os resultados mostraram que a receita do negócio da IBM em nuvem, cibersegurança e análise de dados aumentou 11 por cento para 8,8 bilhões de dólares no trimestre, representando cerca de 46 por cento da receita total.
A receita de software da empresa também cresceu pela primeira vez após 13 trimestres consecutivos de quedas.
Dos 25 analistas que cobrem a ação, apenas 6 têm uma classificação "compra" ou superior, 15 estão em "mantém" e 4 têm uma "venda" ou menor. Eles têm preço-alvo médio de 154,50 dólares.
(Por Supantha Mukherjee e Sonam Rai)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.