Topo

Pesquisadores descobrem falha que torna Wi-Fi vulnerável a hackers

16/10/2017 12h58

(Reuters) - Pesquisadores belgas descobriram uma falha em um sistema amplamente utilizado para proteger comunicações via Wi-Fi que poderia permitir que hackers leiam informações que anteriormente eram consideradas criptografadas ou infectem sites com vírus, disseram eles nesta segunda-feira.

Os pesquisadores Mathy Vanhoef e Frank Piessens, da universidade belga KU Leuven, revelaram o erro no protocolo WPA2, que protege os modernos sistemas Wi-Fi usados ​​por fornecedores para comunicações sem fio entre telefones celulares, computadores e outros dispositivos conectados a roteadores via internet.

"Se o seu dispositivo suportar Wi-Fi, ele provavelmente será afetado", disseram eles no site www.krackattacks.com, que criaram para fornecer informações técnicas sobre a falha e os métodos para atacar dispositivos vulneráveis.

Não ficou claro o quão difícil seria para hackers explorarem a falha, ou se a vulnerabilidade já foi usada para lançar qualquer ataque.

O Wi-Fi Alliance, um grupo da indústria que representa centenas de empresas de tecnologia Wi-Fi, disse que o problema "poderia ser resolvido através de uma atualização direta do software".

O grupo disse em um comunicado que sugeriu que os membros liberem rapidamente correções e recomendem que os consumidores instalem rapidamente essas atualizações de segurança.

(Por Jim Finkle)