PUBLICIDADE
Topo

Ford estimula startup do Vale do Silício para desenvolver software de transporte

09/10/2017 17h52

(Reuters) - A Ford começou a desenvolver novas aplicações para serviços de transporte usando uma plataforma criada pela Autonomic, uma pequena startup do Vale do Silício.

Um dos primeiros negócios do tipo é o "microtransit" chamado Transporte Médico Sem Emergência, lançado em 2017 pela Ford em parceria com o Hospital Beaumont, de Michigan. Os pacientes podem agendar check-ups e consultas num aplicativo desenvolvido no software da Autonomic, disse Sundeep Madra, presidente-executivo e co-fundador da Autonomic.

Montadoras têm explorado uma ampla gama de serviços digitais para complementar seus negócios, incluindo o compartilhamento de carros e a entrega de alimentos e bens. Mas quando se trata de desenvolver aplicativos de celulares voltados para o consumidor e os sistemas de dados por trás deles, elas têm perdido para as empresas do Vale do Silício.

A Ford no mês passado anunciou parcerias com a Domino's e a Lyft, usando veículos autônomos da montadora e sua afiliada Argo. A Ford também está experimentando um serviço chamado Chariot que oferece viagens com vans.

Se a Ford optar por desenvolver seus próprios negócios de gerenciamento de frotas ou viagens compartilhadas, a Autonomic pode processar pagamentos digitais e identificação de clientes, bem como direcionar o fluxo de dados entre o veículo e o cliente, segundo uma fonte familiarizada com os planos da Ford.

(Por Paul Lienert)