Topo

One Ford, 2 sistemas: montadora revê estratégia na China com foco em veículos elétricos

03/10/2017 17h31

PEQUIM/DETROIT (Reuters) - A montadora norte-americana Ford está revisando planos para a China, já que a estratégia global "One Ford" a está colocando para trás no maior mercado de automóveis do mundo, disseram à Reuters dois executivos da empresa.

A revisão das operações na China, parte de uma estratégia mais ampla do novo presidente-executivo, Jim Hackett, deve levar a Ford a focar em vans comerciais elétricas, que a China encoraja em seus centros urbanos poluídos e congestionados, bem como carros elétricos.

Uma migração para vans e caminhões elétricos na China também se encaixaria com a avaliação da Ford de que a melhor jogada global para eletrificação e condução autônoma pode ser em veículos comerciais e de entrega - parte do mercado onde a empresa já é forte nos Estados Unidos e Europa.

A estratégia "One Ford" - que ajudou na recuperação da montadora durante o comando do então presidente Alan Mulally - não se encaixa em todas as situações, disseram os dois executivos, particularmente na China e na Índia, dois mercados cruciais onde as vendas da Ford diminuíram.

"É por isso que ninguém mais fala internamente sobre a One Ford (nesses mercados)", disse uma das fontes.

Num sinal de que a Ford está se afastando do que é um impulso global de suas marcas Ford e Lincoln, a montadora quer conduzir a parceira chinesa Jiangling (JMC), que fabrica caminhões, para a produção de vans comerciais elétricas.

Tal movimento é "potencialmente lucrativo", uma vez que as grandes cidades da China proíbem caminhões e furgões movidos a gás e diesel e "nenhuma das montadoras estrangeiras fez qualquer grande investimento ou movimento estratégico nesse segmento de veículos comerciais elétricos", disse Yale Zhang, chefe da consultoria chinesa Automotive Foresight.

Sherif Marakby, vice-presidente de veículos autônomos e elétricos da Ford, disse à Reuters que não poderia comentar sobre parcerias específicas que não anunciadas. "Mas estamos absolutamente abertos a parcerias (para veículos elétricos). Não se surpreendam ao ver mais parcerias em veículos elétricos em diferentes mercados", disse.

Na Índia, a Ford e a montadora local Mahindra & Mahindra disseram em setembro que lançarão uma aliança estratégica para a eletrificação de veículos.

(Por Norihiko Shirouzu e Joseph White)