Topo

Chefe da Uber no Reino Unido deixa cargo enquanto empresa tenta manter licença em Londres

02/10/2017 11h50

LONDRES (Reuters) - A chefe da Uber no Reino Unido deixará a empresa de serviço de transporte urbanos por aplicativo, no momento em que a companhia se prepara para encontro com o órgão regulador do transporte de Londres em um esforço para continuar operando em um dos seus principais mercados no exterior.

O órgão regulador Transport for London (TfL) considerou no mês passado a Uber imprópria para administrar um serviço transporte por aplicativo e decidiu não renovar sua licença para operar, citando a abordagem da empresa para relatar infrações criminais graves e verificações de antecedentes dos motoristas.

A licença da Uber para operar em Londres expirou no dia 30 de setembro, mas os cerca de 40 mil motoristas da empresa vão poder continuar trabalhando até que os recursos contra a decisão sejam exauridos, o que pode levar meses.

O novo executivo-chefe global da empresa, Dara Khosrowshahi, se reunirá com o comissário da TfL na terça-feira em Londres, em um movimento apoiado pelo prefeito da cidade, que criticou a administração do aplicativo na Grã-Bretanha, mas recebeu bem o tom de desculpas de Khosrowshahi e a promessa de mudança.

A gerente da Uber para o norte da Europa, Jo Bertram, vai deixar a empresa nas próximas semanas, de acordo com um email enviado à equipe visto pela Reuters. Ela disse que a empresa, avaliada em cerca de 70 bilhões de dólares, precisa de um substituto na região para lidar com os problemas que enfrenta.

"Considerando alguns dos nossos desafios atuais, também estou convencida de que agora é o momento certo para ter uma mudança de rosto e passar o cargo a alguém que estará aqui por um longo período e nos levará para a próxima fase", disse ela.

O chefe da companhia em Londres, Tom Elvidge, assumirá interinamente as operações no Reino Unido.

(Por Costas Pitas)