Topo

Foguete para viagens intercontinentais é a nova ideia de Elon Musk

29/09/2017 14h48

ADELAIDE/SYDNEY (Reuters) - O bilionário do Vale do Silício Elon Musk delineou nesta sexta-feira planos ambiciosos para uma missão tripulada para Marte e um foguete para transporte intercontinental de passageiros.

A SpaceX planeja sua primeira viagem ao planeta vermelho em 2022, carregando apenas carga, e será seguida por uma missão tripulada em 2024, disse Musk, também criador da montadora de carros elétricos de luxo Tesla.

A primeira missão humana da Nasa para Marte é esperada para acontecer uma década mais tarde.

Musk, presidente-executivo e principal designer da Space Exploration, disse que a SpaceX reduziu o tamanho do foguete que está desenvolvendo para ir a Marte, com objetivo de começar a construção da primeira nave espacial na primeira metade de 2018.

Quanto ao foguete intercontinental de passageiros - um conceito familiar para os fãs de ficção científica - disse Musk: "Se você construir uma nave capaz de ir a Marte, e se você pegar a mesma nave e ir de um lugar para outro na Terra? Analisamos isso e os resultados são bastante interessantes".

Ele mostrou um vídeo com imagens de um foguete decolando em Nova York e desembarcando em vários lugares do planeta, com indicação de tempo de voo de menos de uma hora entre cidades em lados opostos do planeta. Uma viagem de Nova York a Xangai poderia ser feita em 39 minutos, por exemplo.

Musk já havia planejado usar uma série de veículos espaciais para apoiar a colonização de Marte, começando com uma cápsula não tripulada chamada Red Dragon em 2018, mas disse que a SpaceX agora está focada em um único foguete, mais fino e menor.

O foguete seria parcialmente reutilizável e capaz de voar diretamente da Terra para Marte, além de poder transportar 100 passageiros e também ser usado para transporte rápido na Terra, disse Musk.

(Por Sonali Paul e Tom Westbrook)