Topo

SK Hynix aprova investir na unidade de chips da Toshiba

27/09/2017 11h10

SEUL/TÓQUIO (Reuters) - A sul-coreana SK Hynix disse nesta quarta-feira que seu conselho aprovou sua participação no consórcio liderado pelo Bain Capital, que planeja comprar a unidade de chips de memória da Toshiba por 2 trilhões de ienes (17,7 bilhões de dólares).

A SK Hynix disse em um comunicado que vai investir 395 bilhões de ienes, parte dos quais em títulos conversíveis que podem permitir que a empresa tenha uma participação acionária de até 15 por cento no futuro.

O conselho da Toshiba concordou na semana passada em vender a unidade, a segunda maior produtora mundial de chips NAND, para o grupo Bain, embora uma assinatura formal tenha sido adiada, com fontes dizendo que não esperam que seja assinado na quarta-feira.

Embora as pendências relativas às exigências da Apple, que é membro do consórcio, tenham sido resolvidas, o grupo ainda precisa resolver um obstáculo relacionado ao financiamento no caso de os riscos legais se materializarem, disse uma fonte com conhecimento direto do negócio.

Um porta-voz da Toshiba disse que a empresa deseja assinar o acordo o mais rápido possível. Bain e a Apple não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. As fontes não quiseram ser identificadas devido à sensibilidade do assunto.

O consórcio liderado por Bain terá 49,9 por cento dos direitos de voto na unidade de chips, enquanto a Toshiba terá 40,2 por cento e a japonesa Hoya Corp, uma empresa de tecnologia médica que também faz peças para dispositivos de chip, terá 9,9 por cento, disse a SK Hynix em comunicado.

Os membros do consórcio Apple, Dell Inc, Seagate Technology Plc e Kingston Technology vão investir sob a forma de ações preferenciais não conversíveis, disse.

(Por Joyce Lee e Taro Fuse; reportagem adicional Makiko Yamazaki e Hyunjoo Jin)