Topo

Microsoft substituirá Skype for Business por Teams como principal aplicativo para equipes

25/09/2017 16h12

SAN FRANCISCO (Reuters) - O aplicativo Teams da Microsoft irá substituir o Skype for Business como o principal software de trabalho em equipe da empresa, informou a Microsoft nesta segunda-feira, no mais recente esforço para se defender contra a ameaça do Slack no mercado de software de colaboração para locais de trabalho.

A empresa anunciou novas tecnologias de áudio e vídeo para o Skype que adicionaram capacidades avançadas de chamadas para Teams, a ferramenta de mensagens instantâneas para profissionais que está no pacote Microsoft Office 365.

"O Microsoft Teams vai evoluir como principal cliente de comunicação", disse Ron Markezich, vice-presidente do Microsoft Office 365, em uma coletiva de imprensa. "Nós faremos do Teams a principal experiência em áudio, vídeo e reuniões",

Com Skype for Business e Yammer, a Microsoft tornou possível por muitos anos para profissionais trabalhem em conjunto online, mas desde a chegada do Slack em 2014, o mercado para esses softwares se tornou mais competitivo.

De 2015 a 2016, o mercado cresceu 13,6 por cento, e se espera que valha mais de 22 bilhões de dólares até 2021, de acordo com a IDC, empresa de pesquisas de mercado. A Microsoft continua na liderança com participação de 36,8 por cento, mas desde 2014, a Slack mostrou crescimento rápido e tem 5,3 por cento do mercado, de acordo com a IDC.

"Com Slack entrando no território tradicional da Microsoft, isso parecer ser um pouco de orgulho e um pouco de oportunidade", disse Johnny Won, fundador da Hyperstop, uma empresa de consultoria de tecnologia.

A Microsoft planeja continuar dando apoio ao Skype for Business, especialmente para as empresas que rodam o software em seus próprios centros de dados, mas a gigante norte-americana espera que seus usuários com assinaturas do Office 365 migrem para o Teams ao longo do tempo, à medida que mais recursos de comunicação são adicionados.

"Nós acreditamos que a grande maioria de nossos clientes vai usar o Microsoft Teams como centro para o trabalho em equipe", disse Markezich em uma entrevista.

A Microsoft lançou o Teams, um software parecido com o Slack, em março, e disse que o programa foi adotado por 125 mil organizações. Em comparação, o Slack diz que é usado por 50.000 grupos pagantes. A Microsoft não disse quantas organizações usam o Skype for Business.

(Por Salvador Rodriguez)