Topo

Salesforce lançará fundo de U$S50 mi para inteligência artificial

19/09/2017 14h05

SAN FRANCISCO (Reuters) - A área de risco da Salesforce.com está lançando um fundo de investimentos de 50 milhões de dólares em startups que empregam inteligência artificial, disse à Reuters a empresa de computação em nuvem nesta terça-feira.

A Salesforce, cujo software ajuda empresas a vender, comercializar e acompanhar a atividade do consumidor, vem aumentado o uso de IA desde que lançou sua tecnologia "Einstein" há um ano, que usa recursos de dados e automação.

As receitas e o lucro da empresa cresceram rapidamente nos trimestres recentes, e a companhia aumentou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para enfrentar a competição de rivais como Oracle Group e Microsoft.

O investimento de capital de risco em startups de inteligência artificial está aumentando rapidamente. Para 2017, o financiamento global para startups da IA deverá superar os 10,8 bilhões de dólares -quase o dobro dos 5,6 bilhões de dólares investidos em 2016, de acordo com a pesquisadora CB Insights.

Desde sua fundação em 2009, a Salesforce Ventures destinou mais de 700 milhões de dólares em fundos para 250 startups, disse o vice-presidente John Somorjai.

Com o novo financiamento, a empresa espera atrair mais desenvolvedores para construir aplicativos de inteligência artificial que funcionem em conjunto com seus produtos.

(Por Salvador Rodriguez)