Topo

TomTom terá mapa com pontos de recarga para veículos elétricos na Europa e América do Norte

12/09/2017 13h44

FRANKFURT (Reuters) - A desenvolvedora holandesa de mapas TomTom está lançando um serviço em tempo real para ajudar motoristas de carros elétricos a localizar estações e pagar recarga, uma iniciativa fora de negócio principal de navegação para veículos.

Durante uma feira de carros de Frankfurt nesta terça-feira, a empresa revelou o TomTom EV Service, pelo qual ajudará as montadoras a ter seus próprios sistemas de navegação para veículos elétricos, começando pela Europa e América do Norte.

Segundo a empresa, o serviço conecta sistemas de navegação da TomTom a informações sobre pontos de líderes de mercado em redes de recarga. Os dados incluem horário de abertura, métodos de pagamento e tipos de tomada e são atualizados continuamente ao longo da viagem.

A nova aplicação será lançada na Europa, com expansão para a América do Norte no começo de 2018, quando a TomTom espera que o serviço tenha 35 mil estações de recarga pelo mundo.

A empresa não revelou seus parceiros, mas uma apresentação da empresa sugere que ela está trabalhando com a rede de recarga alemã Hubject, que já informou ter até 25 mil estações de recarga pela Europa.

A Hubject tem apoio das três maiores montadoras alemãs BMW, Daimler e Volkswagen, além dos principais grupos de engenharia e serviços elétricos do país.

(Por Eric Auchard)