Topo

Empresa alemã de "táxi voador" arrecadou U$S90 mi de investidores liderados pela Tencent

05/09/2017 17h11

FRANKFURT (Reuters) - A Lilium, startup alemã que quer desenvolver um "táxi voador" para cinco passageiros, captou 90 milhões de dólares numa rodada de investidores de alta tecnologia, tornando-se um dos projetos de aeronaves elétricas mais bem financiados até o momento.

A empresa, que captou 11,4 milhões de dólares em 2016, surgiu como das startups mais interessantes da Europa por tentar resolver problemas físicos difíceis para uma nova categoria de aeronave capaz de decolar verticalmente com voos elétricos.

A Lilium disse que a nova rodada de investimento envolveu a gigante chinesa Tencent, a LGT, maior empresa de investimentos familiares da Europa; a Atomico, companhia de alto risco europeia; e a Obvious Ventures, cujo co-fundador é Evan Williams, que também co-fundou o Twitter.

Em abril, a companhia disse que estava desenvolvendo um "táxi voador" de cinco lugares, após ter sucesso em voos de teste com um jato de dois lugares capaz de voar como uma mistura de drone com uma aeronave convencional.

Suas ambições alinham a empresa com os gostos da Tesla ou Google do que com os aplicativos de comércio eletrônico que atualmente dominam o mercado de Berlim ou as empresas de engenharia autofinanciadas da Alemanha.

A Lilium disse que planeja usar o novo financiamento para expandir drasticamente a contratação e chegar aos próximos estágios de desenvolvimento do seu jato elétrico de 5 lugares, ganhando tempo para atender a rigorosas aprovações regulatórias.

(Por Eric Auchard)