Topo

Microsoft atualiza Windows 10 com ferramentas de realidades aumentada e virtual

01/09/2017 18h18

BERLIM (Reuters) - A Microsoft vai atualizar o Windows 10 para permitir que a última geração de aparelhos que usam o sistema operacional aproveitem as realidades aumentadas e virtuais, dentre uma gama de novas ferramentas, disseram executivos nesta sexta-feira.

A atualização, a quarta até agora, será oferecida a partir de 17 de outubro para clientes do Windows 10, que opera em mais de 500 milhões de dispositivos no mundo, disse a empresa.

A Microsoft também anunciou planos de várias de fabricantes de computadores e aparelhos de realidade virtual para introduzir novos dispositivos para empresas, consumidores e videogames projetados para aproveitar os chamados recursos de "realidade mista" na versão do software que será lançada em outubro.

"Estamos permitindo o mergulho em uma nova realidade", disse vice-presidente e responsável pelo Windows Tery Myerson, em discurso na feira de eletrônicos do consumo IFA em Berlim.

A Microsoft planeja usar os recursos primeiro em jogos de videogames avançados que usam dispositivos de realidade virtual, e depois em aplicativos de negócios, disseram executivos.

O movimento acontece à medida que gigantes de tecnologia inlcuindo Google, Amazon, Apple, Facebook e Baidu ampliam desenvolvimento de realidade aumentada, juntamente com serviços de inteligência artificial e nuvem na próxima geração de computadores.

A atualização reduz para cerca de 10 minutos a configuração de óculos de realidade virtual, que demoraria de duas a três horas, e ajuda a diminuir o preço dos dispositivos, em um passo para tornar essa tecnologia mais acessível, disse a empresa.

O Windows 10 também oferece o "Game Mode", que permite que jogadores de videogame direcionem toda a capacidade de processamento dos computadores para o que estiverem jogando, como se fosse um console do Xbox.

(Por Eric Auchard e Douglas Busvine)