Topo

Unidade da Telefónica na Colômbia levanta 1,8 bi euros para pagar dívida e multa

30/08/2017 10h09

MADRI (Reuters) - A divisão colombiana da Telefónica planeja levantar cerca de 1,8 bilhão de euros (2,15 bilhões de dólares) em capital novo para reduzir a dívida e pagar uma multa relacionada a uma disputa local, disse a empresa de telecomunicações espanhola nesta quarta-feira.

A controladora espanhola vai subscrever 1,2 bilhão de euros no aumento de capital da Colombia Telecomunicaciones, na qual a Telefónica detém 67,5 por cento das ações, enquanto o governo colombiano controla os demais 32,5 por cento.

A Telefónica acrescentou que a operação não terá impacto financeiro importante para o grupo, além de aumentar sua dívida líquida consolidada em 40 milhões de euros. A dívida da Telefónica somava 48,5 bilhões de euros no fim do segundo trimestre.

"Esta operação fortalece a posição financeira da Telefónica Colombia, que, combinada com os investimentos feitos nos últimos anos, permite que a empresa empreenda uma nova fase", disse a empresa em comunicado.

O aumento de capital inclui uma parcela de 1,37 bilhão de euros para pagar a dívida da unidade colombiana com o fundo de pensão e gestora de ativos Parapat. Outros 472 milhões de euros estão reservados para o pagamento de uma multa gerada por uma disputa com a Colômbia.

(Por Sarah White e Rodrigo de Miguel)