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Comcast cria estratégia para "casas inteligentes" para compensar queda em receita de TV a cabo

29/08/2017 14h22

Por Anjali Athavaley

NOVA YORK (Reuters) - A Comcast pode ser mais conhecida como empresa de TV a cabo, mas está apostando em fechaduras e câmeras controladas remotamente, bem como outras ofertas para "casas inteligentes", para acelerar seu crescente negócio de segurança domiciliar.

A estratégia para diversificar vem em um momento em que mais consumidores norte-americanos estão deixando de pagar pacotes tradicionais de televisão a cabo em favor de alternativas mais baratas. A Comcast e seus rivais querem oferecer mais serviços domésticos para elevar suas receitas e aumentar a fidelização dos clientes.

A Comcast já vê tração em seu serviço de segurança Xfinity Home, lançado em 2012. Os assinantes duplicaram para mais de 1 milhão nos últimos dois anos, de acordo com os resultados trimestrais divulgados em julho.

Mas a venda de serviços de segurança aos consumidores, que a Comcast diz ser um mercado de mais de 9 bilhões dólares, é apenas parte da estratégia.

A empresa agora está se voltando para a automação residencial - pense em recursos autônomos, como câmeras e termostatos que podem ser controlados remotamente - para consumidores que residem em apartamentos e condomínios.

O mercado de casas inteligentes nos Estados Unidos, que engloba dispositivos que vão desde fechaduras de portas até sistemas de aspersão que podem ser programados para vários horários, deverá crescer para 47 bilhões de dólares anualmente até 2020, de acordo com a empresa de pesquisa Strategy Analytics.

Daniel Herscovici, vice-presidente sênior e gerente-geral da Xfinity Home, disse à Reuters que a indústria de segurança doméstica oferece certas vantagens, como menos desgaste ou atrito, já que os consumidores raramente trocam de provedor, a menos que se mudem. O custo de registrar clientes é baixo, uma vez que a Comcast pode vender para pessoas que também tenham serviços de banda larga e de cabo.

No geral, o mercado de segurança e automação doméstica é uma extensão natural para provedores de banda larga que estão buscando maneiras adicionais de alavancar a infraestrutura e a força de trabalho existentes para vender mais serviços a clientes novos e existentes. A Comcast disse que 55 por cento dos clientes Xfinity Home se tornam novos assinantes da Comcast.

A grande questão para a Comcast é se um modelo de assinatura mensal - que fornece um fluxo de receita recorrente além da venda inicial de equipamentos - pode decolar em um mercado onde os consumidores têm a opção de pagar uma vez por itens como câmeras sem as vantagens extras que vêm com uma taxa adicional, disseram analistas.

A Comcast pretende descobrir isso com um programa piloto em três mercados para oferecer uma câmera de vídeo empacotada com a Xfinity Internet por mais 10 dólares por mês, disse um porta-voz da empresa. Os clientes poderão comprar até seis câmeras por 99 dólares e pagar a taxa mensal, que inclui a instalação, armazenamento em nuvem de gravações de vídeo e a capacidade de criar e compartilhar videoclipes.

A oferta é destinada a proprietários de condomínios e moradores de apartamentos que não precisam de sistemas de segurança domésticos completos, mas ainda querem manter um olho em suas residências. Se for bem sucedido, o piloto provavelmente se expandirá este ano, disse um porta-voz da Comcast.