Topo

Consórcio da Western Digital está finalizando acordo de U$17 bi por unidade de chips da Toshiba

28/08/2017 11h01

TÓQUIO (Reuters) - O consórcio liderado pela Western Digital Corp está perto de fechar um acordo para comprar o negócio de chips da Toshiba Corp por 17,4 bilhões de dólares, com a presença do presidente-executivo da empresa norte-americana em Tóquio para finalizar as conversas longas e contenciosas, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

O consórcio e a Toshiba pretendem anunciar um acordo na quinta-feira, quando o conselho do conglomerado japonês deve se reunir, disseram outras pessoas também familiarizadas com o assunto.

Um acordo marcará o fim de meses de incerteza para a Toshiba, que está lutando para vender sua unidade de memória flash - a segundo maior produtora mundial de chips NAND - para cobrir bilhões de perdas na Westinghouse, sua falida unidade nuclear norte-americana.

Também será uma vitória notável para a Western Digital, parceiro de joint venture da Toshiba para o seu negócio de chips, depois que as relações com a empresa japonesa se desgastaram ao ponto de outras interessadas terem sido escolhidas primeiro e a empresa norte-americana ter iniciado uma ação legal ameaçando sabotar qualquer negócio.

As fontes não quiseram ser identificadas, uma vez que as discussões são particulares.

A Western Digital, a Toshiba e o fundo de capital estatal Innovation Network of Japan, que é membro do consórcio, não quiseram comentar. Representantes da empresa norte-americana de private equity KKR e o Development Bank of Japan, que também são membros, não estavam imediatamente disponível para comentários.

(Por Makiko Yamazaki; reportagem adicional por Kentaro Hamada e Ritsuko Ando)