Topo

CBS planeja adquirir cliente australiana Ten Network

28/08/2017 11h46

SYDNEY (Reuters) - A CBS, a rede de televisão mais assistida dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira que planeja comprar seu maior cliente na Austrália, a Ten Network Holdings, e lançar seu serviço de transmissão no país.

Com o acordo, a maior credora da Ten frustrou a aquisição de um consórcio liderado por Lachlan Murdoch - co-presidente da News Corp, rival da CBS - que era amplamente esperado depois que a Ten entrou em recuperação judicial em junho.

"Conseguimos fazer a aquisição com um valor que nos dá confiança e ampliaremos este ativo aplicando nossa experiência em programação em um mercado com o qual já somos familiarizados", disse o presidente-executivo e do conselho da CBS, Leslie Moonves, em nota.

A CBS está entrando no mercado australiano, onde as emissoras, e a Ten em particular, estão reduzindo os custos à medida que os prejuízos se aprofundam, com os anunciantes seguindo os espectadores para serviços de transmissão como o Netflix e o Amazon Prime, da Amazon.com.

A Ten registrou prejuízo semestral de 232 milhões de dólares australianos em abril, e as rivais Seven West Media e Nine Entertainment passaram a ter prejuízos anuais após terem reduzido o valor de seus ativos de TV.

Nenhuma das partes divulgou detalhes do negócio, mas analistas e meios de comunicação locais avaliam a Ten entre 200 milhões e 250 milhões de dólares australianos (160 milhões a 200 milhões de dólares). Suas ações tinham um valor de mercado de 58 milhões de dólares australianos antes de as negociações terem sido suspensas quando a empresa entrou em recuperação judicial.

(Por Tom Westbrook)