Topo

Drones capazes de detectar tubarões vão patrulhar praias australianas

25/08/2017 12h31

SYDNEY (Reuters) - Drones equipados com um sistema de detecção de tubarões e alimentados por inteligência artificial começarão a patrulhar algumas praias australianas no próximo mês, com o objetivo de melhorar a segurança.

Os drones alimentados por bateria fornecerão um feed de vídeo ao vivo para um operador que, em seguida, usa o software de detecção de tubarões para encontrá-los em tempo real e com mais precisão do que o olho humano.

Estudos mostraram que as pessoas têm uma taxa de precisão de 20 a 30 por cento ao interpretar dados de imagens aéreas para identificar a atividade de tubarões. O software pode elevar essa taxa a 90 por cento, disse o Dr. Nabin Sharma, pesquisador da Escola de Software da Universidade de Tecnologia de Sydney.

"Não se trata de substituir os seres humanos, trata-se de ajudar as pessoas a fazerem seu trabalho de uma maneira melhor, com mais precisão. Essa é a função do aplicativo", disse Sharma.

Os vídeos aéreos de tubarões de fontes disponíveis publicamente são usados para treinar os algoritmos do sistema e diferenciar tubarões de outras criaturas marinhas, surfistas, nadadores e barcos. O programa pode, então, marcar tubarões e outras espécies marinhas, como golfinhos e baleias, em tempo real.

(Por James Redmayne)