Preço real de corridas do Uber entra em questão com investidores avaliando valor da empresa
SAN FRANCISCO (Reuters) - Qual é o verdadeiro custo de uma corrida do Uber?
Essa pergunta simples é muitas vezes perdida entre as muitas controvérsias que a empresa de transportes urbanos enfrenta enquanto tenta contratar um novo presidente-executivo e resolver uma amarga disputa com o antigo CEO, Travis Kalanick.
Mas essa pode ser a pergunta mais importante de todas, quando se trata de determinar o valor da Uber Technologies, que construiu seu negócio em cima de enormes subsídios para motoristas e passageiros, produzindo grandes prejuízos no processo, e ainda tem que mostrar que pode manter o crescimento sem eles.
A Uber vai divulgar para os investidores esta semana os resultados financeiros do segundo trimestre, o que oferecerá uma nova visão sobre se a empresa pode se tornar lucrativa em breve.
Embora seja uma companhia de capital fechado, a Uber começou a divulgar dados financeiros trimestrais limitados e, em maio divulgou prejuízo de 708 milhões de dólares no primeiro trimestre, ante 991 milhões de dólares no quarto trimestre. O próximo relatório financeiro mostrará uma melhoria adicional nas margens, de acordo com um executivo da Uber, mas a empresa continua a gastar pesadamente em corridas subsidiadas em certos mercados.
A questão da avaliação da Uber é dificilmente teórica em meio a uma batalha sobre o controle da companhia. O Benchmark Capital, um investidor inicial, processou o ex-presidente-executivo Kalanick e se desentendeu com outros investidores, alguns dos quais se ofereceram para adquirir a parte do Benchmark.
A questão que incomoda a todos é quanto a empresa vale. O Benchmark, em uma série de tuítes no início deste mês, sugeriu acreditar que o Uber em breve vai valer mais de 100 bilhões de dólares. Os investidores externos que contemplam a compra de ações da Uber, no entanto, indicaram que acreditam que a empresa vale menos do que a atual avaliação de 68 bilhões de dólares - talvez muito menos.
As perdas da Uber decorrem de seu esforço para ganhar participação no mercado global a quase qualquer custo. Essa estratégia foi construída sob o pressuposto de que a Uber poderia alcançar uma posição dominante em muitas grandes cidades rapidamente e, eventualmente, aumentar os preços. O próprio Kalanick disse que as tarifas baixas eram temporárias.
Mas oito anos depois, a estratégia está agora em dúvida, já que a concorrência em muitos mercados continua a se intensificar. Uber deve resolver o problema de como eliminar subsídios sem perder clientes.
O executivo da Uber que falou com a Reuters apontou para um novo sistema de tarifa "antecipado", que dá aos passageiros a cotação antes de a corrida começar, como uma das principais estratégias da Uber para resolver seu problema de preços. Na realidade, o valor antecipado dá à Uber uma maneira de cobrar mais sem aumento explícito da tarifa por milhas.
O novo sistema também usa um algoritmo para otimizar o preço das corridas e minimizar as perdas. Alguém que peça o serviço "pool" (corridas compartilhadas) do Uber em uma rota onde é improvável que outros passageiros compartilhem a corrida, por exemplo, será cotado a um preço mais alto para que a empresa não tenha que bancar o custo, disse o executivo, que pediu para não ser identificado.
O executivo acrescentou que, no último ano, a Uber reduziu seus subsídios gerais e se tornou melhor em segmentar suas promoções para motoristas e passageiros.
(Por Heather Somerville)
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