Topo

Samsung e Foxconn apoiam tecnologia de celular livre de cabos

16/08/2017 17h08

(Reuters) - Uma startup apoiada por Tony Fadell, um dos criadores do iPod da Apple, planeja anunciar nesta quarta-feira que está trabalhando com a Samsung Electronics, a Foxconn, da Hon Hai Precision Industry, e outras empresas em uma nova maneira de telefones celulares transferirem grande quantidade de dados sem uso de fios ou conexões WiFi.

Eric Almgren, presidente-executivo da empresa Keyssa com sede na Califórnia, disse que a empresa levantou mais de 100 milhões de dólares de Fadell e das unidades de risco da Samsung e Intel, entre outros.

A tecnologia "beijo" da companhia permite que dois dispositivos sejam mantidos próximos e transfiram grandes arquivos, como filmes, em apenas alguns segundos.

O objetivo é acabar com a necessidade de conectores de cabos pesados e volumosos dentro de dispositivos como celulares e laptops, que estão se tornando cada vez mais finos. Se a Keyssa for bem-sucedida, a técnica de transferência de dados sem fio pode eventualmente estar disponível em uma ampla gama de dispositivos.

A Keyssa anunciou em outubro, junto com a Intel, que chegou a um modelo que poderia ser incorporado em computadores chamados dois-em-um, com telas sensíveis ao toque. A aliança com a Samsung e Foxconn se destina a criar um modelo para celulares.

Shankar Chandran, chefe do braço de risco da Samsung Electronics, observou que a equipe de gerenciamento da Keyssa desenvolveu anteriormente a tecnologia por trás do padrão HDMI para conexões de vídeo. A Samsung espera que a tecnologia da Keyssa possa se tornar bastante difundida.

"Os padrões tendem a fazer com que os ecossistemas sejam construídos ao seu redor de maneira bastante complicada", disse Chandran em uma entrevista. "O que é necessário é um monte de atores da indústria em toda a cadeia de valor dizendo que eles vão construir esse padrão. E é isso mesmo o que temos."

Um dos primeiros lugares em que um recurso de transferência sem fio pode aparecer é no telefone Essential, o dispositivo desenhado por Andy Rubin, o pai do sistema operacional móvel Android.

A Essential, que arrecadou 330 milhões de dólares em capital de risco, planeja anunciar uma data para o lançamento do telefone de 699 de dólares no final desta semana. Playground Global, o fundo de risco que Rubin supervisiona, é investidor na Essencial e na Keyssa.

(Por Stephen Nellis)