Topo

ENTREVISTA-Vedanta avalia maneiras de produzir cobalto para baterias de veículos elétricos

15/08/2017 09h35

Por Barbara Lewis

LONDRES (Reuters) - A Vedanta Resource está estudando como produzir cobalto para uso em baterias, à medida que a mineradora se torna a última empresa a se antecipar à expansão dos veículos elétricos.

Tom Albanese, que deixará a presidência da companhia no fim de agosto, disse que a comoção em torno de veículos elétricos levou a Vedanta a buscar formas de produzir cobalto adequado para essas baterias de suas minas de cobre da Zâmbia, em vez de apenas tratá-lo como um subproduto de cobre.

"Como o cobalto está se tornando mais atraente, procuramos determinar a solução de engenharia certa para produzir cobalto (para baterias) em vez de uma liga de cobre e cobalto", disse Albanese em entrevista à Reuters na segunda-feira.

A empresa disse em teleconferência no mês passado que produz cerca de mil toneladas de liga de cobalto e cobre por ano e, além disso, visa a produzir entre 3 a 4 mil toneladas de cobalto puro por ano "para o futuro".

Os investidores são cautelosos sobre a Vedanta, cujo preço das ações caiu 20 por cento em 2017, enquanto a Glencore , principal mineradora de cobalto do mundo, aumentou quase 20 por cento o preço de seus papéis, superando muitos de seus pares, em parte por sua narrativa sobre veículos elétricos, dizem analistas.