Topo

Telecom Italia informou que o atuação da Vivendi não fere regulamentação

11/08/2017 16h08

MILÃO (Reuters) - Os especialistas jurídicos contratados pela Telecom Italia para avaliar o aumento da influência da Vivendi sobre a companhia italiana disseram que o grupo francês não viola a regulamentação da Itália destinada a proteger empresas estratégicas, mostrou um documento ao qual a Reuters teve acesso.

A Telecom Italia enviou o parecer ao governo italiano, que está investigando se a Vivendi não cumpriu a obrigação de notificá-lo do controle efetivo de uma empresa considerada um ativo nacional estratégico.

A influência da Vivendi no país passou por uma grande análise no final do ano passado, pois a francesa acumulou uma participação de 29 por cento na maior emissora privada italiana, a Mediaset.

O grupo já havia aumentado sua participação na Telecom Italia, que está em cerca de 24 por cento desde março de 2016.

No parecer encomendado pela Telecom Itália, dois proeminentes especialistas jurídicos italianos disseram que o papel da Vivendi na emissora italiana está relacionado apenas à administração da empresa e não implica qualquer mudança de propriedade ou controle sobre a Telecom Italia ou seus ativos.

A investigação de Roma visa estabelecer se a Vivendi -- que em 27 de julho reconheceu "atividade de direção e coordenação" na Telecom Italia-- controla o grupo de telecomunicações e se Roma pode exercer poderes especiais sobre ela.

Tais poderes podem variar desde multa até a imposição de veto a decisões tomadas na Telecom Italia que o governo considere uma ameaça para os interesses nacionais.

(Por Giselda Vagnoni e Stephen Jewkes)