Topo

Presidente da Open Fiber diz que empresa está bem posicionada para comprar rede da Telecom Italia

07/08/2017 10h45

MILÃO (Reuters) - A Open Fiber, nova empresa italiana de redes de telecomunicações, está em boa posição para comprar a rede da Telecom Italia, afirmou a empresa nesta segunda-feira, aumentando o crescente debate sobre se o antigo monopólio de telefonia deveria vender seu bem mais valorizado.

Políticos italianos, desde 2006, têm ido e vindo com pedidos para que a rede seja transferida para uma entidade controlada pelo Estado, já que Roma a considera um ativo estratégico que deveria ser uma plataforma neutra aberta a todas as empresas de telefonia.

A Telecom Italia também foi criticada por adiar as onerosas atualizações de sua rede de cobre, que está envelhecendo, para fornecer conexões de internet mais rápidas e agora está enfrentando a concorrência da Open Fiber, que é de propriedade da empresa estatal Enel e do banco estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP ).

A Telecom Italia e a Open Fiber, que foi fundada no final de 2015, estão construindo redes de internet rápidas concorrentes em toda a Itália, embora muitos especialistas do setor digam que uma duplicação tão onerosa faz pouco sentido em termos econômicos.

"A Open Fiber, ou seus acionistas, estaria bem colocada para comprar a rede da Telecom, pois poderia aproveitar ao máximo a sinergia entre as duas redes e acelerar a migração do cobre para fibra", disse o presidente da Open Fiber, Franco Bassanini, em uma entrevista ao jornal La Stampa.

O plano para transferir a rede da Telecom Italia, que de acordo com algumas estimativas poderia valer até 15 bilhões de euros (17,7 bilhões de dólares), fracassou no passado em relação a seu preço e porque empresa insistiu em manter o negócio.

No entanto, a ideia está ganhando força mais uma vez com o objetivo de promover a cooperação para permitir uma rápida implantação de uma rede de banda larga ultrarrápida em toda a Itália.

(Por Valentina Za e Stefano Rebaudo; reportagem adicional por Paul Sandle e Eric Auchard)