Topo

Queda no mercado de ações de startups japonesas pressiona small-caps

03/08/2017 13h01

TÓQUIO (Reuters) - O mercado de ações do Japão para as startups recuou para mínimas de dois meses nesta semana, com investidores tirando dinheiro do mercado arriscado e inflado e causando preocupações de que mercado acionário mais amplo também possa sofrer reflexos.

O mercado Mothers de startups da Bolsa de Tóquio viu seu índice principal despencar esta semana, marcando uma perda de quase 10 por cento ante máxima de um ano alcançada em junho.

A negociação de futuros no índice Mothers - sigla para Mercado de Ações Emergentes e de Alto Crescimento-, que estava praticamente inativa desde a sua criação, em julho do ano passado, subiu repentinamente para um recorde de cerca de 4.700 lotes na terça-feira, mais de 10 vezes maior do que a média diária de cerca de 390. O índice Mothers compreende empresas de biotecnologia e internet, entre outras small caps.

Até o momento, o principal mercado de ações ficou relativamente intocado pela forte de venda, com o índice de referência Nikkei ficando acima do nível de 20.000 que alcançou em junho.

No entanto, gestores de fundos e analistas suspeitam que o mercado Mothers esteja enfrentando pressões de venda por fundos de hedge e investidores estrangeiros, que esperam uma queda acentuada.

Alguns operadores disseram que o movimento de realização de lucros com os papéis do Mothers aparentemente foi desencadeado em parte pela queda súbita na semana passada das ações de tecnologia de alto crescimento nos EUA.

"Houve uma conversa no mercado que alguns gestores de fundos de mid e small-caps venderam ações na quinta-feira passada para embolsar lucros. Isso desencadeou a venda do Mothers", disse Tetsuo Inoue, presidente-executivo da Spring Capital.

"O Mothers é o mercado mais arriscado do mundo, mais arriscado do que os mercados chineses" disse ele.

Alguns operadores estão preocupados com o fato de que vendas adicionais do Mothers possam provocar uma liquidação de papeis small-caps do mercado principal. Empresas menores, como a EM Systems, já parecem ter sucumbido à pressão de venda.

(Por Tomo Uetake)