Topo

Receita da Apple sobe impulsionada por vendas de iPhone acima do esperado

01/08/2017 18h52

(Reuters) - A Apple divulgou um aumento de 7,2 por cento na receita trimestral na terça-feira, impulsionado por vendas melhores do que o esperado de seus iPhones antes do lançamento da edição do 10º aniversário do smartphone que ocorrerá ainda neste ano.

A empresa disse que as vendas de iPhone aumentaram 1,6 por cento para 41,03 milhões no terceiro trimestre encerrado em 1º de julho, acima da estimativa média de analistas de 40,7 milhões de unidades, de acordo com a empresa de análise e dados financeiros FactSet StreetAccount. No mesmo período do ano passado, a Apple vendeu 40,4 milhões de iPhones.

Muitos clientes esperam que a Apple lance seus novos smartphones antes de decidir atualizar ou substituir seus dispositivos atuais, o que geralmente resulta em uma redução da demanda por iPhone nos meses que antecedem o lançamento de uma nova versão.

A empresa prevê uma receita total de entre 49 bilhões e 52 bilhões de dólares no trimestre atual, enquanto os analistas em média esperam 49,21 bilhões de dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Os analistas, em média, esperam que a empresa venda 45,55 milhões de iPhones no trimestre atual, de acordo com a FactSet. A Apple vendeu 45,51 milhões de iPhones no mesmo trimestre do ano passado.

O quarto trimestre da Apple geralmente inclui as vendas do primeiro final de semana dos últimos dispositivos da empresa.

O lucro líquido da empresa aumentou para 8,72 bilhões de dólares, ou 1,67 dólar por ação, no período de três meses encerrado em 1º de julho, ante 7,80 bilhões de dólares, ou 1,42 dólar por ação, um ano antes.

A receita aumentou para 45,41 bilhões de dólares ante 42,36 bilhões de dólares no trimestre, tipicamente o mais fraco para a empresa. Os analistas em média esperavam 44,89 bilhões de dólares.

(Por Anya George Tharakan em Bengaluru e Stephen Nellis em San Francisco )