Topo

UE aumenta pressão sobre Facebook, Google e Twitter por termos dos usuários

24/07/2017 16h45

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades da União Europeia aumentaram a pressão sobre Facebook, Google e Twitter para que façam emendas em seus termos de usuários e os alinhem com as leis europeias, depois que propostas enviadas pelas gigantes de tecnologia foram consideradas insuficientes.

A Comissão Europeia e as autoridades de proteção ao consumidor do bloco escreveram às três empresas em junho pedindo que melhorem suas propostas de mudanças aos termos de usuários até o fim de setembro, de acordo com cartas enviadas para as companhias e vistas pela Reuters nesta segunda-feira.

As preocupações das autoridades estão focadas principalmente em relação aos processos que as redes sociais propuseram para remover conteúdos ilegais de seus sites, termos limitando sua responsabilidade e termos permitindo que removam unilateralmente conteúdo publicado por usuários.

As autoridades têm o poder de aplicar multas se as companhias não cumprirem as regras. Representantes do Facebook e do Twitter não responderam de imediato a pedidos de comentários enviados por e-mail, e um porta-voz do Google não quis fazer comentários de imediato.

O trio de companhias norte-americanas tem até 20 de julho para submeter novas propostas, que precisam ser implementadas até o fim de setembro, segundo as cartas.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse que duas das empresas enviaram emendas às propostas, enquanto uma terceira pediu mais tempo, sem especificar qual.

(Por Julia Fioretti)