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Hotéis dos EUA apostam em programas de fidelidade em esforço para obter reservas diretas

18/07/2017 11h43

SÃO PAULO (Reuters) - Os programas de fidelidade de hotéis têm ajudado as redes norte-americanas como Hyatt, Hilton e Marriott a obter mais reservas por meio de seus próprios sites, atraindo clientes de agentes de viagens online, que viram suas próprias comissões subirem para um valor estimatimado de 3,5 bilhões de dólares ao ano.

Conquistar uma fatia maior do bolo das reservas se tornou prioritário para as redes que estão tentando limitar o fluxo de recursos referentes a comissões para companhias como Expedia e Priceline Group.

"É custoso para os hotéis", disse o analista David Katz do Telsey Advisory Group. "Necessário, mas custoso."

Reduzir as comissões é tão importante que as redes hoteleiras tornaram mais fácil a concessão de estadias gratuitas para os clientes fiéis. Isto as ajudou a conquistar terreno, embora os agentes de viagem online ainda respondem pela maioria esmagadora das reservas de hotel nos EUA.

Seis das dez principais marcas de hotéis tiveram um aumento nas reservas diretas entre maio de 2016 e maio de 2017, mostrou um recente relatório da empresa Hitwise, enquanto apenas três das oito maiores agências de viagens online receberam mais reservas durante este período.

Os programas de fidelidade permitem que as empresas hoteleiras contornem a regra de paridade das tarifas que impede os hotéis de anunciar tarifas mais baixas em seus sites do que disponíveis nas agências online, disse Dan Wasiolek, analista do Morningstar. Mas eles correm o risco de acostumar os viajantes a tarifas com desconto ou estadias gratuitas.

(Por Sophia Kunthara)