Topo

Altice busca crescer em Portugal com compra da Media Capital

14/07/2017 14h08

LISBOA (Reuters) - A Altice, com sede na Holanda, concordou em comprar a empresa portuguesa Media Capital, proprietária do canal de televisão TVI, e disse que quer expandir seu negócio em Portugal onde já detém o maior operador de telecomunicações, a Portugal Telecom.

O presidente-executivo da Altice, Michel Combes, falando na sexta-feira após o acordo de 404 milhões de euros para comprar a Media Capital da espanhola Prisa, anunciou que sua empresa quer expandir suas plataformas e conteúdos digitais.

A compra da Media Capital aumentou as expectativas de novas aquisições no setor de mídia de Portugal, provocando um salto de 14 por cento nas ações da Impresa, que possui o canal de televisão SIC.

Os analistas dizem que as operadoras NOS e Vodafone Portugal, os principais rivais da Portugal Telecom, agora podem tentar comprar a Impresa e sua rival Cofina, proprietária da CMTV.

O acordo pela Media Capital ainda precisa de aprovações por parte dos reguladores em Portugal, mas Combes disse não ver problema na aprovação.

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, criticou a venda da Portugal Telecom, antigo monopólio estatal das telecomunicações, e disse que estava preocupado que Altice pudesse dividir a empresa, levando a demissões em uma nação com uma taxa de desemprego de cerca de 10 por cento.

Altice, fundada e controlada pelo magnata franco-israelense Patrick Drahi, comprou a Portugal Telecom em 2015.

Combes não comentou diretamente sobre as preocupações do primeiro-ministro, mas quando questionado sobre planos para a Portugal Telecom e a Media Capital, ele disse:

"Não estamos dispensando pessoas na Portugal Telecom ... Não temos intenção de demitir trabalhadores da Media Capital. É tudo sobre negócios em crescimento, e é aí que vamos concentrar nossos esforços", disse ele em uma coletiva de imprensa conjunta com CEO da Portugal Telecom, Paulo Neves.

A empresa quer que a Media Capital inicie novos canais de televisão e exporte conteúdo como telenovelas, principalmente para a França e os Estados Unidos. Isso faz parte da estratégia global da Altice que está sendo implementada nesses dois países e em Israel.

(Por Andrei Khalip)

((Tradução Redação São Paulo, +5566 11 56447719))

REUTERS RBS ASF