Topo

Airbnb propõe a cidades francesas medida alternativa à regulação mais dura

06/07/2017 18h50

PARIS (Reuters) - O site de aluguéis por períodos curtos Airbnb informou nesta quinta-feira ter proposto a Paris e a outras grandes cidades francesas a criação de limites automáticos para garantir que seus anfitriões não aluguem suas imóveis por mais de 120 dias por ano, limite legal na França para residências principais.

A resposta veio após a decisão da Câmara Municipal de Paris, na terça-feira, de tornar obrigatório a partir de dezembro que pessoas que alugam seus apartamentos por períodos curtos em plataformas como Airbnb devem registrar suas propriedades na prefeitura.

A decisão foi elogiada por representantes do setor hoteleiro francês, que enxergam o serviço de aluguel de temporada como uma concorrência desleal.

"Propusemos a Paris e a outras grandes cidades francesas uma alternativa ao registro, com o bloqueio automático de 120 noites alugadas através do Airbnb, a fim de evitar o uso profissional (do serviço)", disse à Reuters o porta-voz da empresa Aurelien Perol.

Ele disse que o Airbnb vai cumprir a decisão parisiense, embora alegue que seria mais eficiente e menos custosa a sua proposta alternativa.

Com 350 mil ofertas de apartamentos para alugar, a França é o segundo maior mercado para o Airbnb após os EUA. Paris, a cidade mais visitada no mundo, tem 65 mil ofertas.

(Por Dominique Vidalon)