Topo

Facebook diz que drone de Internet pousa com sucesso em 2º teste

29/06/2017 20h27

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O Facebook disse nesta quinta-feira que completou o segundo teste de uma aeronave não-tripulada pensada para transmitir acesso à Internet para partes remotas do planeta, e diferentemente do primeiro teste, o drone não caiu.

O Facebook planeja desenvolver uma frota de drones alimentados por energia solar que irão voar por meses ininterruptamente, comunicando entre si por meio de lasers e estendendo a conectitividade à Internet ao terreno abaixo.

A companhia classificou o primeiro teste, em junho de 2016, como um sucesso após o drone voar acima do deserto do Arizona por 1 hora e 36 minutos, três vezes mais tempo que o planejado. Mais tarde, a empresa disse que o drone havia caído momentos antes de pousar e que a asa sofreu danos.

O segundo teste ocorreu em 22 de maio, disse Martin Luis Gomez, diretor de plataformas aeronáuticas do Facebook, em mensagem. A aeronave voou por 1 hora e 46 minutos antes de pousar perto de Yuma, no Arizona, com "alguns poucos danos leves e de fácil conserto", disse ele, acrescentando que engenheiros do Facebook adicionaram spoilers às asas da aeronave.

(Por David Ingram)