Topo

Canais de TV dos EUA recorrem à internet para tentar reconquistar telespectadores jovens

29/06/2017 15h27

Por Jessica Toonkel

NOVA YORK (Reuters) - A Discovery Communications e a Turner, do grupo Time Warner, estão dando o passo incomum de transmitir episódios inteiros de novos programas pela internet ou em aplicativos antes de exibi-los na televisão para atrair telespectadores jovens devido à queda na audiência.

Canais premium como o Showtime fazem isso há anos para atrair novos assinantes, mas os canais a cabo não, temendo uma canibalização das audiências de TV. Mas hoje os espectadores têm muito mais escolhas, já que empresas de streaming, como Amazon e Netflix, oferecem novos programas o ano todo que competem com a TV normal.

Em razão disso, as redes precisam fazer mais para divulgar novas atrações, de acordo com Dave Morgan, diretor da empresa de tecnologia de propaganda Simulmedia.

Antes as redes concentravam todo o marketing na estreia de um programa, disse Kevin Reilly, principal diretor de criação da Turner. "Hoje, toda a primeira temporada é um veículo de marketing", afirmou. "Se eu dissesse isso cinco anos atrás, as pessoas teriam dito 'você está fora de si'".

Ao longo do ano passado, a Turner lançou cinco estreias no Facebook e no YouTube, do Google.

O canal de crimes reais da Discovery, Investigation Discovery (ID), planeja disponibilizar o primeiro episódio de ao menos cinco de suas séries em seu aplicativo para assinantes antes de exibi-los na TV, disse Kevin Bennett, gerente-geral do ID.

Quando a temporada de futebol americano universitário começar, em agosto, a rede ESPN, do grupo Walt Disney, que está sofrendo perda de assinantes, irá permitir que espectadores online assistam 10 minutos de qualquer jogo ou programa de graça em seu aplicativo.

(Por Jessica Toonkel)