Topo

Sul-coreana Kepco negocia fatia em projeto nuclear da Toshiba no Reino Unido

28/06/2017 10h52

Por Susanna Twidale

LONDRES (Reuters) - A estatal sul-coreana Korea Electric Power Corporation (Kepco) está em negociações para adquirir participação na NuGen, um projeto nuclear da Toshiba na Grã-Bretanha, disse nesta quarta-feira um executivo da empresa sul-coreana.

"Estamos em negociações com a Toshiba para assumir alguma participação (no projeto)", disse Jong-hyuck Park, diretor nuclear da Kepco, durante um evento da indústria em Londres.

Se bem sucedida, a sul-coreana usará seu próprio design de reator nuclear para o projeto britânico, de acordo com Park.

Esperava-se inicialmente que o braço nuclear da Toshiba nos Estados Unidos, a Westinghouse, fornecesse o reator, já que recebeu aprovação regulatória para a tecnologia no começo deste ano.

Contudo, dúvidas sobre o futuro do projeto em Moorside, no noroeste da Inglaterra, surgiram após a Westinghouse entrar em recuperação judicial e a francesa Engie pular fora do negócio.

Park afirmou que a Kepco submeterá seu design de reator para aprovação do órgão regulador britânico no começo do ano que vem, e que se o acordo for firmado com a Toshiba e receber aval regulatório, o projeto pode entrar em operação até 2027 ou 2028.

A Toshiba tinha como meta iniciar as atividades em 2025, com uma capacidade bruta de até 3,89 gigawatts.

A nova tecnologia de reator nuclear na Grã-Bretanha deve passar por uma avaliação genérica de design (GDA, em inglês), que leva cerca de quatro anos para ser concluída.

O presidente da NuGen, Tom Samson, disse que outras empresas também estão interessadas em investir no projeto. "Nenhuma decisão foi tomada sobre propriedade ou tecnologia", afirmou ele durante o mesmo evento em Londres.

(Por Susanna Twidale)