Topo

Facebook lança iniciativa no Reino Unido para combater o material extremista online

23/06/2017 13h34

(Reuters) - O Facebook Inc está lançando um programa no Reino Unido para treinar e financiar organizações locais para combater material extremista online, no momento em que as empresas de internet tentam reprimir o discurso de ódio e conteúdo violento em seus serviços.

O Facebook, que esboçou seus novos esforços para remover conteúdo extremista e terrorista da plataforma da rede social na semana passada, lançará a Online Civil Courage Initiative no Reino Unido na sexta-feira, informou a empresa em comunicado.

Na nova iniciativa, organizações não-governamentais serão treinadas para ajudar o Facebook a monitorar e responder a conteúdo extremista, além de criar uma mesa de apoio para que elas possam se comunicar diretamente com o Facebook, disse a empresa.

"Não há lugar para o ódio ou violência no Facebook", disse Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. "Utilizamos tecnologia como Inteligência Artificial para encontrar e remover a propaganda terrorista, e temos equipes de especialistas em contraterrorismo e revisores de todo o mundo trabalhando para manter o conteúdo extremista fora da nossa plataforma."

Após os ataques nos últimos meses em Londres e Manchester, o governo britânico intensificou os ataques às empresas de internet do Vale do Silício por não agirem com rapidez suficiente para retirar propaganda extremista online e por promover "lugares seguros" onde os extremistas podem se reproduzir.

(Por Subrat Patnaik em Bengaluru)