Topo

Zuckerberg ajusta missão do Facebook para focar em grupos

22/06/2017 18h29

SAN FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, revisou a missão da rede social online mais importante do mundo nesta quinta-feira, para enfatizar o apoio a clubes de hobby, organizações da sociedade civil e outros grupos comunitários.

O movimento ocorre enquanto o Facebook enfrenta pressão de rivais como o Nextdoor e o Meetup, cujas redes online reúnem vizinhos e pessoas na mesma área que compartilham os mesmos interesses.

Zuckerberg disse em sua página do Facebook que a nova missão de sua empresa é "dar às pessoas o poder de construir a comunidade e aproximar o mundo".

A missão anterior era dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado, que tem sido criticada nos últimos 12 meses após a rede se tornar um dos principais pontos de distribuição para as notícias falsas, que muitos acreditam influenciaram eleições presidenciais dos EUA de 2016.

Zuckerberg disse em fevereiro que queria aumentar o número de usuários do Facebook que são membros do que eles chamam de grupos "muito significativos". Apenas cerca de 5 por cento eram membros de tais grupos, disse ele então.

"Se o que você está tentando manter um grupo que tem milhares de pessoas, você precisa de ferramentas para ajudar a gerenciar isso", disse ele à CNN em uma entrevista. O Facebook quer construir essas ferramentas, disse ele.

O Google também hospeda grupos comunitários, assim como o Nextdoor e o Meetup. A Nextdoor, um site para os vizinhos se encontrarem e compartilhar notícias e conselhos, disse na segunda-feira que estava se expandindo para a Alemanha após um rápido crescimento em outros lugares.

Zuckerberg disse à CNN que apoia organizações construídas em torno de vizinhos, igrejas, animais de estimação e outros tem um propósito maior.

(Por David Ingram)