Topo

Thomson Reuters lança ferramenta para acesso de dados a blockchain

14/06/2017 13h20

NOVA YORK (Reuters) - A Thomson Reuters planeja lançar nesta quarta-feira uma ferramenta que permitirá que clientes liguem seus dados de mercado em sistemas que utilizam a tecnologia conhecida como blockchain.

A nova ferramenta, chamada BlockOne IQ, permitirá que empresas do mercado financeiro usem dados da Thomson Reuters em sistemas de negociação executadas no Ethereum e no Corda, duas redes de blockchain, disse a empresa.

A Thomson Reuters, que vende dados, notícias e outras informações, é dona da Reuters News. Ao lado de outros competidores como a Bloomberg e o IHS Markit, que fornecem dados de mercado e software para Wall Street, a Thomson Reuters tem ampliado investimentos em novas tecnologias como blockchain em linha com o movimento dos clientes.

A noção por trás Blockone IQ é acelerar a implantação de blockchain nos mercados financeiros, disse Sam Chadwick, diretor da estratégia em inovação e blockchain da Thomson Reuters em entrevista. A tecnologia mantém um registro das transações por meio de uma rede de computadores, e não de uma autoridade central, e foi inicialmente concebido como uma forma de trocar a moeda digital bitcoin.

Grandes bancos, investidores e outras instituições financeiras têm investido milhões de dólares em blockchain, na expectativa de que possa tornar as transações mais rápidas, mais fáceis e seguras. O sistema ainda não é usado em larga escala, em parte por causa da desconexão com tecnologias que sustentam outras aplicações, afirmou Chadwick.

Ferramentas como BlockOne IQ são conhecidas como "oráculos" em círculos de tecnologia financeira, porque permitem que as duas tecnologias diferentes se comuniquem entre si.

(Por Anna Irrera)