BlackBerry desenvolve software para computadores em veículos
Por Alastair Sharp
TORONTO (Reuters) - A BlackBerry disse nesta quarta-feira ter desenvolvido um novo software para rodar em complexos sistemas computacionais de veículos, dando à fabricante de smartphones uma presença inicial em um segmento no mercado de tecnologia.
A companhia não quis identificar quais montadoras planejam usar a tecnologia, mas o executivo sênior da empresa John Wall disse que "múltiplas" companhias haviam começado a incorporar o programa da BlackBerry a computadores de bordo de veículos atualmente em desenvolvimento.
A BlackBerry considerou o produto, chamado QNX Hypervisor 2.0, como uma forma de tornar veículos mais seguros contra hackers, dizendo que pode isolar múltiplos sistemas para rodar uma única peça de silício, permitindo o isolamento de funções críticas à segurança.
"Pense em uma casa e em um ladrão entrando em um cômodo. Mesmo que o ladrão consiga chegar à sala, a porta está trancada, ele não consegue sair daquela sala. E mesmo que ele consiga entrar no corredor, os outros cômodos estão trancados", disse Wall, chefe da divisão do QNX em teleconferência com repórteres.
O QNX tem uma forte posição no mercado para sistemas automotivos de entretenimento conectados à Internet, e está buscando impulsionar as vendas ao se expandir para outros elementos veiculares.
A indústria automotiva é um dos segmentos de crescimento mais rápido para o mercado de tecnologia, à medida que montadoras buscam acrescentar mais recursos autônomos aos automóveis -- até chegarem a carros que autônomos.
(Por Alastair Sharp)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.