Topo

Polícia tailandesa quer acelerar remoção de "conteúdo online inapropriado" depois de crime no Facebook

26/04/2017 09h43

Por Amy Sawitta Lefevre e Panarat Thepgumpanat

BANGKOK (Reuters) - A polícia da Tailândia disse nesta quarta-feira que vai discutir maneiras de acelerar a remoção de "conteúdo online inapropriado" após um homem transmitir um vídeo matando sua filha de 11 meses de idade no Facebook.

Dois vídeos, que ficaram disponíveis por quase 24 horas antes de serem removidos, mostram Wuttisan Wongtalay jogando sua filha de um prédio na ilha de Phuket, que fica no sul da Tailândia, na segunda-feira antes de desligar a câmera e se matar.

"No futuro, nós vamos discutir conteúdo online inapropriado, seja no Facebook ou no Youtube ou no Instagram e como nós podemos acelerar a remoção desse material", disse a repórteres o porta-voz da polícia, Kissana Phatanacharoen.

Não ficou claro imediatamente como as autoridades planejam acelerar o processo.

A polícia tinha pedido que Ministério de Economia Digital contatasse o Facebook sobre a remoção dos vídeos. O Ministério, por sua vez, entrou em contato com a rede social na terça-feira e os vídeos foram retirados no mesmo dia, aproximadamente às 17h de Bangkok, quase um dia depois da publicação do conteúdo.

O Google informou que o vídeo também foi publicado no Youtube, e que foi removido 15 minutos depois da companhia ser informada de seu conteúdo pela BBC.

Os vídeos, que tiveram quase meio milhão de visualizações antes de serem removidos, causaram revolta na internet e levantaram questões sobre como funciona o sistema de denúncia do Facebook e sobre como identificar conteúdo violento de maneira mais rápida.